domingo, 1 de maio de 2011

Sobre tecidos e estampas - Parte I

Uma das primeiras coisas que aprendi no curso de corte e costura foi sobre a importância de se escolher o tecido certo para que se tenha a forma e o caimento que você quer para sua roupa.

Eu não fazia a menor ideia disso, e comecei a rir sozinha lembrando de uma saia que fiz e que sua a lateral tinha vida própria! =)
Eu sempre adorei costurar, mas eu nunca tive muita grana para fazer um curso ou até para comprar tecidos mais caros. Minhas primeiras experiências com costura - minha fase autodidata, para não dizer cara de pau - foi com chita e retalho. E é óbvio que o único caimento que eu conseguia com chita era o da minha cara de pau no chão.

Depois das primeiras orientações, aliada a minha paixão por tecidos, comecei a ler muito a respeito e vou tentar escrever tudo o que tenho descoberto.

(Antes de começar de fato, gostaria de dizer que sou uma aprendiz, e que gostaria de compartilhar o meu aprendizado. Não tenho intenção de dizer verdades, mas sim de dividir descobertas.)

Hoje entendo que minha relação com o tecido começa antes do primeiro encontro. Tem uma ordem que eu tento seguir para que tudo dê certo no final.

1. Decida primeiro o que você quer costurar.
Claro que essa preocupação de caimento é muito mais relacionada à confecção de roupas, mas para qualquer peça de costura (cortina, bolsa, almofada, tudo) que você for fazer, é muito importante você decidir primeiro o que quer, para depois escolher que tecido comprar.

2. Escolha o tecido.
Pra mim essa é a melhor parte disparado. Me solta em uma loja de tecido e você vai ver uma criança em uma loja de brinquedos. Sou capaz de ficar horas olhando tecidos, adoro.  Aproveite muito esse momento, explore as texturas, o cheiro, imagine sua peça em cada uma daquelas estampas, faça perguntas ao vendedor. Não tenha vergonha e nem pressa, você vai aprender muito.

Essa parte é muito importante e muito complexa. Temos que conhecer as características de cada tecido (fibras, a que tratamento foi submetido, caimento, se ele encolhe etc) para tomar uma boa decisão. Pesquisem sobre os tecidos, leiam sobre seu processo de fabricação. Quando sabemos como cada tecido se comporta, temos uma chance enorme de fazer exatamente o que imaginamos.

Fiz um esqueminha bem iniciante que eu adoraria ter visto na minha época chita.


O tecido tem o comprimento e a largura. Quando você pede 2 metros de tecido para o vendedor, está se referindo ao comprimento, a largura é invariável para aquela peça.

Os tecidos vêm em diferentes larguras, as mais comuns são: 0,90m; 1,40m; 1,50m. Para conseguir o caimento perfeito, é preciso cortar o tecido no fio certo. E para isso tem toda uma ciência e vou tentar explicar o pouco que sei na segunda parte.





Você poderá gostar de

7 comentários:

  1. Camila, adorei o seu blog!!!! Vi que vc tem a mesma inquietude que eu no sentido de reaproveitar e dar cara nova às coisas comuns! Adoro!!!
    Meu atual trabalho de criação tem sido uns brincos de tecido. Já postei alguns no facebook,mas fiz outros novos que foram quase todos vendidos, vou produzir mais! Como vc mexe muito com tecido, queria te pedir umas dicas de lojas de tecido onde podemos encontrar estampas legais. No meu caso como são peças pequenas, podem ser até retalhos... Bjs, Julia

    ResponderExcluir
  2. Julia, nega, quanto tempo!

    Que tal se você divulgar seus brincos aqui? Oba!

    Vou fazer um apanhadão de lojas legais e coloco aqui, tá?

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Querida,
    não conhecia seu blog.
    Que delícia!! Adorei.
    Ao ler esse post pensei....
    Será que a Mila gostaria de ganhar tecidos indianos? Será que dou conta de comprar sem conhecer as características do danado?
    =/
    Bem, não conheço nada sobre tecidos, mas sei que a Índia é muito famosa pelos seus tecidos... ;)
    Que tal?
    Bjo grande!!!

    Ps.: estaremos ai em agosto.

    Mik

    ResponderExcluir
  4. Michelângela do céu,
    você vai me fazer a mulher mais feliz do mundo!!!!!!!!!!!!!!!!

    Eba,tãnãnã!!!

    ResponderExcluir
  5. Vou pesquisar e ver o que eu encontro de lindo para você. :)
    agora uma pergunta básica...
    um metro já dá para fazer alguma coisa? ou precisa ser maior? =/
    Tudo que sei é que depende do que você for fazer com o tecido... mas por isso mesmo que preciso saber.
    Digamos que eu encontre vários lindos tecidos... =/
    rsrs

    ResponderExcluir
  6. 1 metro dá pra fazer bastante coisa, nega!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...