Sabe o vento? Aquelas rajadas frescas que levam embora pele morta e trazem para nós uma sensação de liberdade?
O vento, aquele que balança nossos cabelos e secam nossa saliva de tanto que sorrimos quando colocamos nossa cara para fora da janela do carro em movimento. Vento que balança a pipa, que forma as ondas, que gera energia. Era esse mesmo vento quem eu queria convidar para meu aniversário.
Rapidíssimo me veio à cabeça a ideia de fazer cataventos coloridos para recebê-lo, contrastando com a seca do cerrado. E ainda dei super sorte, porque o piquenique foi um dia antes da chuva, então houve ventos anunciando a chegada dela em vários momentos.
Fazer os cataventos foi incrível, pois me lembrou muito uma infância, a minha, em que as crianças faziam seus próprios brinquedos e eles eram tão simples como o vento.
Para a haste, usei palitinho de comida japonesa (hashi). Eu sou viciada em sushi e sempre fico com dó de jogar fora os palitinhos, dá para fazer tantas coisas com eles, né? Taí uma boa ideia.
Comprei cartolina das cores do arco-íris e cortei em quadrados de 20 centímetros de lado. Utilizei arame para prender as pontas do quadrado umas nas outras e para segurar o catavento no hashi.
Aqui
ensina a fazer um catavento bacana, mas eu tentei umas 3 vezes até
conseguir fazer um que realmente girasse facilmente com um leve sopro.
Cada hora eu percebia que uma coisinha podia melhorar o giro dele.
1ª boa dica: dobrar o arame na ponta e colocar uma miçanga, para que a ponta afiada não perfure o papel.
2ª boa dica: coloque um pedaço de canudinho entre o papel e o palitinho. O catavento fica muito mais livre para girar.
Saca só como ficaram os fofinhos no piquenique:
Saca só como ficaram os fofinhos no piquenique:
Você poderá gostar de

ameiiiiiiiiii,sou prof da educ. infantil e irei fazer um piquenique na escola meus fofuchos irão amar eles tem 2,3,4 anos agradeço sua idéia bjos.(silvana alta floresta mt)
ResponderExcluirObrigado pelas dicas. Vovô Oscar.
ResponderExcluir