quinta-feira, 9 de maio de 2013

Quarto de bebê feito à mão


Fico pensando que me empolguei um monte com o quartinho, mas que, a princípio, foi feito muito mais por uma satisfação minha, pois acredito que ele vai demorar um bocado para começar a dormir aí. Chicoteiem-me o quanto quiserem, mas vou querer o Bento no meu quarto nos primeiros meses, não consigo conceber a ideia dele dormir noutro quarto e eu, com a babá eletrônica (que inclusive nem vou ter).

Aliás, hoje em dia eu nem teria comprado um berço. Faria um quarto montessoriano com certeza! Mas é assim mesmo, primeiro filho e o mundo se abrindo aos poucos. Além disso, não é muito fácil estar sempre fora do esquemão (seguir o padrão, às vezes, dá um descanso pra mente). Mas o que eu tenho de torta, tenho de feliz.

Mas valeu muito a pena esse processo, porque cada detalhezinho que minhas mãos construiram para esse lugar, me fez sentir o coração bombear amor. E o vínculo com o Bento só aumentou. E eu me senti bem porque ele vai saber quem eu sou. 

(Fico sem saber que palavras usar para descrever esse desenvolvimento da maternidade em mim sem ser enfadonha e afetada, mas é muito difícil contornar os clichês. Então, para aqueles que não curtem o universo materno ou que não tem muita paciência com recém-mães, acho melhor me esquecerem por um tempo. O negócio é forte mesmo. 
De toda maneira, sugiro que terminem de ler esse post, porque muitas ideias podem ser usadas em diversos contextos e todo mundo sai feliz!)

Me avisaram várias vezes: "Camila, use cores pastéis." "Camila, nada de colorido."
Tem jeito não, minha gente, não é assim que vejo o mundo. Li Maria Montessori, li Pedagogia Waldorf e sei que tem gente da pesada comigo: cores não fazem mal ao bebê. Então, se for do gosto de vocês, não se restrinjam ao bege ou à corzinha-bebê.

(Claro, não vá pintar o teto de vermelho, mas dá pra colocar alegria nesse enredo sem prejudicar ninguém. Aliás, se formos estudar um pouco mais, vamos descobrir que bebês demoram um pouquinho para enxergar os tons das cores).

Então, vamos lá. Apresento para vocês o quarto do Bento! Ainda não está totalmente pronto, porque minha caixola, vocês conhecem, já está apitando de novo. Mas fiquei com vontade de compartilhar logo para ver se ela se aquieta. Afinal, já estamos com 8 meses (aiai jesuscristinho).

São quase sempre ideias fáceis de se fazer, então tomem nota e mão na massa!


1. Balões de crochê

Esse balão fofo eu adaptei daqui ó. Dá pra fazer vários e montar um móbile ou então fazer uns grandões e colocar o bebê dentro (a louca).

2. Quadrinhos costurados


Quer um jeito fácil de enfeitar a parede sem ter de furá-la ou gastar os tubos com quadrinhos iguais ao de todo mundo? 

Escolham imagens fofinhas na internet (com alta resolução) e imprimam em uma boa impressora (ou em uma gráfica). Colem-nas em papel cartão liso (eu escolhi branco) e costure-as na máquina. Exatamente o mesmo processo do varal de fotografias, lembram? 

Dá ainda para firular um pouco mais e costurar retalhos de tecido, de barradinhos ou de fitas. Ai, ai, adorei.

3. Nome na parede


Me rendi à moda das letras na parede e escrevi o nome do fofinho em cima dos quadros costurados.

Um dia, uma encomenda chegou aqui em casa numa caixa de papelão um pouco mais firme. Escrevi "Bento" bem grandão nela, recortei e cobri as letras com retalhos de tecidos diferentes. Fácil, barato e sustentável.


4. Bandeirinhas


Um enfeite típico de junho, para um menino que vai nascer no mês da minha festa popular favorita: bandeirinhas! Mesmo passo-a-passo do bandô indiano.

5. Kit Higiene


Esse kit de higiene foi uma das coisas que fiz no embalo, sem nem saber direito ainda pra que serve. Mas tenho o feeling de que é bem útil, hahahahaha.
Eu já tinha esses potinhos de madeira em casa e colei papel de scrapbook sobre eles. Depois, passei uma demão de cola branca para envernizar e voilá! Não ficaram legais?

6. Luminária de bolinhas


Para dar mais alegria para a luminária pálida, companheira das madrugadas, recorte várias bolinhas de papel contact e se divirta! Inspiração daqui.

7. Móbiles

Agora vem a parte de que mais gosto: os móbiles. 
O primeiro, o Gobbi, é um dos móbiles desenvolvidos pela Montessori. Ela pensou em formas de estimular os bebês de acordo com seu desenvolvimento cognitivo.

O Gobbi é feito para quando os bebês começam a enxergar o tons, por isso é feito com esferas com gradações diferentes da mesma cor. Além disso, são de esferas leves (eu fiz de isopor) para que o vento, ou o próprio bebê, balance-as e possa acompanhar os movimentos.

Aqui e aqui tem algumas informações sobre os móbiles e como fazê-los.


E, por fim, o meu favorito. O que mais gostei de fazer. O móbile de passarinhos!
Desde que vi esses móbiles dando mole no pinterest, há mais de um ano, tive certeza de que faria um para meu filho, mesmo nem estando grávida. Foi paixão mesmo.

Acho delicado. Acho alegre. Acho pouco óbvio. Acho lindo demais. 

Para fazer um igual, é só entrar aqui e usar esse molde.


Então tá bom, gente. O post foi grande - ao mesmo tempo meio preguiçoso - porque não sei quando terei de novo essa disposição. A barriga tá bem grandona e vou começar a me aninhar junto com a passarinhada.

Até a próxima.




48 comentários:

  1. Tudo lindo demais, pulsando amor em cada ponto, cada cor, cada tecido... É um momento muito doce e precioso... Sejam muito felizes!!!! <3

    ResponderExcluir
  2. Lindo Camila! Tudo! O quartinho, os detalhes, as cores fortes (tbm não vou aguentar tons pastéis no quarto do meu filho), vc barriguda! Uma delícia ler um novo post no blog! Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Mila , pense num v^o pra curtir o neto ... Mostrei as fotos pra ele, e ficou sorrindo, todo feliz, achou lindo o barrigao. Eu também achei tudo lindo, você e' uma flor, linda e arteira ... Beijos

    ResponderExcluir
  4. Parabéns,tá tudo muito lindo,eu também sou á favor do bebê dormir no mesmo quarto,mas por experiência própria te aconselho,não coloque pra dormir junto com vc é um vicio pra gente e pra eles...tenho um filho de 12 anos que vira e mexe ainda quer dormir comigo...e eu amo,mas sabemos que não é bom para o casal!O barrigão tá lindo hein!Boa hora para vc!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas ainda assim preciso seguir minha intuição e meu coração, né?
      Prefiro me arrepender de fazer o que acredito do que seguir receitas das quais desconfio, hahahahaha.

      Excluir
  5. Camila! Que lindo caminho vocês estão percorrendo! Gratidão pela sua simplicidade e humor. Adorei a ideia do balão e do bebê dentro, mas morri de rir com o "a louca". Hahahah!! Foi demais te ler nas palavras e detalhes criativos pra depois ver sua foto linda com o seu filhote! Muita alegria na sua vida! Beijis

    ResponderExcluir
  6. nossa!!!!
    meus parabéns!!!!
    a coisa mais gostosa desse mundo é sabermos q participamos de cada detalhe...
    ficou tudo tão lindo, delicado, a carinha de vcs.
    parabéns outra vez!
    beijos
    Samanta e Olívia.

    ResponderExcluir
  7. O quarto de bebê mais lindo que já vi!!
    Adoro cores e essas ficaram na medida certa!
    Parabéns pela sensibilidade e boa hora!
    Torcendo por vocês!
    Abraços,
    Ana Célia.

    ResponderExcluir
  8. Parabéns pelo bom gosto! Ficou tudo harmonioso e criativo. Como é bom poder dar o toque nos nossos Cantinhos e ter esse resultado bem lindo.
    Desejo um bom restante de gestação, saúde e felicidade.
    Abraços Ciane
    www.bysavannahk.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Camila, o quartinho ficou todo lindo! Que doçura você, suas palavras, as escolhas que fez para o quarto do Bento, as cores, tudo que montou, colou, costurou, recortou! O mais bacana é ver que tudo tem o seu toque mesmo, que é a sua cara: lindo, cheio de vida, de alegria e amor!
    Um abraço bem grande em você, no Bento, no Bruno! Saudades!

    ResponderExcluir
  10. Ah, em tempo: fiquei enlouquecida com os balões de crochê! =)

    ResponderExcluir
  11. Vc como sempre, muito criativa.
    Achei todos os detalhes maravilhsos...
    Tenho certeza que o Bento, que virá com muita saúde e é um guri esperto - pq escolheu vc pra ser a mamãe dele, vai adorar o quartinho dele.
    abraços

    ResponderExcluir
  12. Ficou muito lindo o quarto do bebe! Feito a mão então, melhor ainda! :)

    ResponderExcluir
  13. Meu Pai Mila!!!!! Uma das coisas mais lindas que vi nos últimos tempos. E não falo só de beleza estética, mas de beleza emocional também. Da pra sentir o cheiro do amor em cada centímetro dessas imagens, imagino no quarto em si! Vindo de você não esperava por menos... Tomara que ele nasça dia 10 de junho que é meu aniversário...hahahahaha!!!! Mais um geminiano espivitado, alegre e transpirando criatividade por todos os poros para o mundo!!!!

    ResponderExcluir
  14. Abençoado seja!!
    Quanta luz o Bento já trouxe, e ainda trará, para suas vidas.
    Quanto amor! Quanto carinho!
    Mila, querida, Parabéns por mais essa etapa.
    Está chegando o momento de vocês se virem pela primeira vez.
    Vai ser mágico! Tenho certeza! =D

    Em setembro estaremos ai para conhecê-lo.

    Saúde! Muita saúde é o que desejamos para vocês!!!
    Beijo Grande!

    ResponderExcluir
  15. Quantos detalhes maravilhosos, não sei o que gosto mais, fica difícil escolher!!

    Parabéns pela criatividade e bom gosto!!

    Muita saúde para você e para o bb!!

    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Arrasou Camila, bom demais ver suas criatividades!!!
    Vc tá linda!
    Saúde e longa vida para ti, maridón e o gatinho Bento, miiiiaaaauuuu!!!!!!!!!!!!!!
    bju

    ResponderExcluir
  17. Olá Camila!
    Suas sacadas decorativas para o quarto do Bento ficaram um encanto.
    Adorei tudo, mas o balão roubou o meu coração. Farei pra presentear as amigas grávidas.
    Você está como o quarto, linda!!!
    Boa hora pra você.
    Um beijo

    ResponderExcluir
  18. Menina, vc tá de parabéns!! Realmente, tenho que tirar o chapéu pra vc, pq não é todo dia que a gente encontra dicas legais, criativas, sustentáveis e melhor: super econômicas! Eu estou quase nos 7 meses e ainda tenho muito o que aprontar...muita vezes procuro sugestões na net, mas só me deparo com a mesmice: quartinhos todos branquinhos, tudo combinandinho e certinho demais. AMEI suas ideias e, aqui, peço autorização para me inspirar. Posso? Desde já, obrigada por existir...rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro, querida, sinta-se a vontade para se inspirar. =)

      Excluir
  19. Lindo o quarto!! Onde vc encontrou as imagens para fazer os quadrinhos??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não me lembro mais, Ana Rita. Mas me manda um e-mail que eu te envio, tenho elas no meu computador.

      Beijos

      Excluir
  20. Adorei suas dicas, super delicado e sensível. Minha filha também está no oitavo mês e estamos preparando o quartinho do João Henrique. Suas ideias nos inspiram para fazer umas surpresinhas para ele. Que Deus te abençoe e como dizia minha avó "que tenha uma boa hora"! (rsss)

    ResponderExcluir
  21. Olá Camila. Nunca comentei aqui, mas sou apaixonada pelo seu blog! Tudo muito lindo e tão bem explicado! Sempre muito bom vir aqui! Melhor ainda nessa sua nova fase, onde a criativa se aflora ainda mais. Parabéns pelo Bento!
    Me diz uma coisa: qual programa você usa pra fazer as montagens das fotos? Com as letrinhas nessas caixinhas tão fofas?

    Obrigada pela resposta! E parabéns novamente! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camila, muito agradecida pelo carinho, nega! Seja sempre bem-vinda por aqui.

      Eu uso o photoshop para quase tudo no blog, inclusive para as fontes. =)

      Beijos

      Excluir
  22. Tá linda, tá tudo lindo, um encanto que só!

    Tenho certeza que esse bebê será muito feliz e amado nesse cantinho colorido e feito a mão <3

    Parabéns, Camila!

    Beijo grande!

    ResponderExcluir
  23. O quartinho é lindo, alegre e aconchegante...adorei!! Onde vc comprou o jogo de berço e a cadeira de balanço?? Bjos

    ResponderExcluir
  24. ola! Vim fazer uma visita e dizer que seu espaço esta muito lindo!
    Parabéns,forte abraço... de mdf
    www.centralcaixas.com

    ResponderExcluir
  25. Oi Camila, parabéns pelo quarto, tudo muito lindo :) Me chamou a atenção a sua cadeira thonet, penso em usar uma dessas mas não conheço ninguém que efetivamente amamentou em uma. Agora que Bento já chegou, você já teve oportunidade de amamentar nela? É confortável?

    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não curti, Juliana... Falta apoio na lombar e nos braços.

      Bj

      Excluir
  26. Oi Camila,
    Cheguei a pouco no seu blog.O pouco que vi e li, conteudo tão leve e bacana que acabei ficando.Cheguei aqui por intermedio da imagem desses balões de crochê.Mas quando vi o post...nossa !!!O quarto do Bento esta lindo.Adorei porque vc colocou a mão na massa e fez tudo do seu jeitinho e acima de tudo , pensou no bem estar do seu pequeno.Por falar nisso, Parabéns!!!O Bento é lindo, que Deus o abençoe.Enfim, curtir demais o quartinho do pequeno.Parabéns pelo capricho.Bjos

    ResponderExcluir
  27. Olá Camila!!! Que quartinho mais aconchegante e animado :) Amei! Aonde você conseguiu comprar tecidos com essas estampas tão diferentes? Eu tenho procurado tanto, mas só acho estampas bem miudinhas. Super bjo
    Fernanda

    ResponderExcluir
  28. Camila estou apaixonada por esse quarto!! Onde você comprou o protetor de berço? achei perfeito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Juliane,
      O protetor eu mandei fazer em Brasília. Vc mora por aqui?

      Excluir
    2. Oi Camila !! moro sim, na Asa Norte. Também quero mandar fazer o meu porque não gosto dos que vejo. Se puder me dar o contato vou ficar feliz... ;) beijos

      Excluir
  29. Encomendei na Dolce Spazio, 111 norte. Escolhi os tecidos, eles tem um mostruário. ;-)

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...