terça-feira, 1 de julho de 2014

1 ano de Bento - piquenique de aniversário

Bentoco fez 1 ano no dia 22 de junho. Tento resistir ao papo de que parece que foi ontem, mas não consigo. Parece. De repente, ele se levanta e anda igual um pinguim na minha direção. Sozinho. Coleciona uma dúzia de fofuras, lideradas por um sorriso maroto, não mais banguela, que contagia meu humor. E, claramente, começa a fazer suas próprias escolhas: arroz sim, banana não.

Com tanta gostosura na minha frente todos os dias, me veio um sentimento que achei - antes de ser mãe - que não teria: quero celebrar a vida desse menino, quero celebrar minha vida com esse menino.

Há quem pense que bebês de 1 ano não aproveitam seu próprio aniversário. Eu pensava isso. Hoje, sou uma pessoa que paga língua dia sim, outro também,` e não concordo mais com isso. Não são eles que não aproveitam, são os adultos que não fazem a festa pensando nos bebês.

Mesas altas, o espaço cheio de obstáculos, as comidas com açúcar e gordura. Música muito alta, ambiente fechado, roupas desconfortáveis. Nananão, bora fazer diferente, minha gente!

Aniversário de criança deveria ser um momento de brincadeira e encontro, mas o que vemos hoje são eventos super produzidos (um igualzinho ao outro), pouco pessoais e extremamente caros. Mas será que precisa ser sempre assim?

Não, não precisa. E no eterno impulso de ressaltar a diversidade e de exaltar a simplicidade, organizei um piquenique pro Bentito, com a decoração toda feita a mão, com opções saudáveis pra comer (outras nem tão saudáveis, rsrsrsrs) e com o ambiente pensado para pequenos seres descobridores de mundo.


Aconteceu num domingo de manhã, com o sol mais ameno. Num espaço público, em que qualquer um poderia entrar. E o ambiente era baixo, da altura deles.

A decoração era todo colorida, com vários penduricalhos no alto, que bebê adora ver.


As comidas foi a parte que achei mais difícil. Eu queria que os bebês pudessem comer qualquer coisa que tivesse no piquenique. Mas acontece que eu não ia conseguir cozinhar tudo e algumas pessoas acabaram me ajudando. Então, acabou tendo alguns pratos com açúcar e leite, que alguns bebês, como o Bento, ainda não comem. 

Mas fiquei satisfeita por praticamente tudo ser caseiro e por ter muita opção pros pequenos, que podiam alcançar seus alimentos e se deliciarem.

Fiz questão de não oferecer refrigerante como opção de bebida, só sucos naturais e água. E uma amiga querida, fez de presente pro Bento, uma torta viva de banana com morangos. Sucesso.




Mas nada disso teria valido a pena sem o que pra mim foi o principal elemento empático: o espaço era da altura deles, pensado pra eles. As mesas eram todas baixinhas e com toalhas presas na madeira, as comidas já estavam em pedaços pequeno, não havia louças fáceis de quebrar, balões e brinquedos tinham livre acesso e havia uma grande área verde para correr, explorar, brincar.

Nós, adultos, é quem nos abaixávamos para estarmos com eles. 

E por fim, e talvez mais importante, o ingrediente mais especial de uma festa de aniversário: amigos. Pessoas que foram super importantes nesse primeiro ano do Bento. Amigos que nos acompanharam em um tempo de descoberta e que compartilharam suas maternidade/paternidade conosco de maneira muito generosa.


Foi uma deliciosa manha de domingo. E depois de tantos sorrisos, só posso chegar a uma conclusão: compartilhar a vida nunca será um desperdício de tempo. Vale a pena sim fazer aniversário de 1 ano, de 2, de 88, se a intenção for essa: compartilhar.







13 comentários:

  1. Parabéns pelo filhote e pela festa com opções saudáveis principalmente eu que sou diabetica poderia curtir a festa beijos tenha uma ótima semana Eliane Lima

    ResponderExcluir
  2. Show!!!!!! Festa linda cheia de amor... Amor q me fez chorar qdo vi as fotos e li o texto... Meu bb tem 1ano e 8 meses, não tem como não se emocionar... Um grande abraço pra vc!!!! estava com saudade do seu blog :)

    ResponderExcluir
  3. Oi Camila, que bom que vc "voltou" kkkkk. Fiquei muito tempo sem aparecer pois não tinha mais atualização, hj resolvi rever algumas postagens ótimas e que grata surpresa, novidades!
    Meu sobrinho fez 1 aninho em junho e minha cunhada tb fez um piquinique na Quinta, o tema da festa foi floresta. Só família mesmo, mas foi tão gostoso. Acho uma ótima ideia para uma festa mais intimista e mais ao ar livre Foi um sucesso!
    Pelo visto a sua tb foi, parabéns para o Bento e para vc!
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Renata, estou voltando devagar, mas com muita vontade!
      A festa foi ótima, perfeita pros bebês. Adorei!

      Excluir
  4. Oi, Camila, que festa linda e colorida, perfeita mesmo pra crianças! Nunca fiz aniversário dos meus meninos em casa de festa, porque acho tudo inadequado (preço, espaço,comidas, padronização, impessoalidade...) e eles também não sentem falta. Antes da festinha ( "inha" mesmo) vou incluindo as crianças nas decisões e preparativos e eles adoram botar a mão na massa.
    A festa do Bentinho já me deu várias ideias pra colorir mais as criações festivas.
    Beijo carinhoso.
    Lu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Compartilha as festas das crianças comigo, Lu! Vou adorar trocar.

      Beijocas

      Excluir
  5. Mila milonga, encontrei esse post seu por acaso, a festa foi do Bento foi uma delícia, Benício que estava com 9 meses na época curtiu muito, e nós também adoramos, parabéns pra vocês!

    ResponderExcluir
  6. Oi Camila! Meu filhote faz 1 ano no mês que vem e a festinha também vai ser um picnic. Amei as suas ideias e vou usar várias de referência. E queria muito a receita desta torta de banana com morango sem leite e sem açúcar, você tem??
    Obrigada!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mariana, achei a receita no blog da Bioporã, procura lá! Beijos

      Excluir
  7. Camila, você comprou ou fez esse B 1?

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...